sexta-feira, junho 09, 2006

Afinal, o que significa "maus tratos" ?

Afinal o que são "maus tratos"? Até que ponto a utilização da força pode ser considerada de "pedagogia" ou "educação"?
Eu também não consigo responder. Mas esta notícia da LUSA do dia 08/06/2006, dá que pensar...

"O responsável máximo da Casa do Gaiato, o padre Acílio Fernandes, deu hoje uma bofetada a uma criança de cinco anos enquanto desmentia, em entrevista à agência Lusa, as acusações de maus tratos na instituição feitas pelo Ministério Público.... esbofeteou a criança porque esta "teimava em aproximar-se do local onde o responsável prestava declarações à agência Lusa".... Depois de mandar a criança sair do local "por duas ou três vezes", à última tentativa de aproximação da criança o padre Acílio "não hesitou e deu-lhe uma estalada"... "A criança estava aqui à minha volta e [eu] já a tinha mandado embora várias vezes. Ele agora foi-se embora. Não lhe dei um estalo, bati-lhe com a mão para ele se ir embora", justificou o director-geral da Casa do Gaiato... "Isto não foi um mau trato, foi um bom trato. Não me viu antes agarrá-lo ao colo, acariciá-lo e beijá-lo? Sabe quem faz isso? É um pai..."

Com uma coisa eu concordo... também levei algumas do meu pai... :-)
Agora o que me deixa preocupado, é se esta prática "pedagogica" passa a ser quotidiana e não uma situação esporádica, se não vira solução para tudo e todos.
Curioso ou não, é a distinção que o padre Acílio Fernandes faz entre "dar um estalo" e "bati-lhe com a mão"... o que distingue uma coisa da outra?... é a intensidade com que se dá??? a razão pela qual se dá???